Ato Primeiro. Cena I.
अथातो ब्रह्मजिज्ञासा
athāto brahmajijñāsā 1.1.1
Agora, portanto, (esteja) desejoso por conhecer o Absoluto.
atha: agora, assim; ataḥ: portanto; brahmajijñāsā: desejoso por conhecer o Absoluto (examinar, indagar ‘sobre’ Brahman)
É assim que começa o vedānta-sūtra. Um dos principais tratados da filosofia vedānta.
Algumas características sobre o sūtra e a língua:
- este sūtra é (dos seis tipos) chamado de adhikāra, que dá uma ‘regra primeira’ ou ‘governante’ (que introduz um assunto).
- a palavra que dá início ao sutra: atha (‘agora’), geralmente é responsável por iniciar uma dissertação. É comum a literatura em sūtra começar desta forma.
- o ‘verbo de ligação’ encontra-se implícito, como é comum encontrá-lo.
- a palavra ataḥ, ‘portanto’, é bem peculiar: significa que o que foi dito antes, de certa forma, leva ao ponto principal deste sūtra , e desta obra.
- a palavra brahman vem da raiz verbal bṛh, que significa ‘expandir’, e pode ser traduzida por ‘Absoluto’ (não Deus, depois explico o porquê). Ela está composta de outra palavra (jijñāsā), cuja raiz jñā significa ‘conhecer’, e aqui está no desiderativo, portanto: ‘desejo de conhecer’.
Temos também na palavra jijñāsā a ideia de ‘indagar’, e no sūtra como todo, uma ideia de busca ‘pela questão primeira’, porque uma vez que se conheça o ‘princípio das coisas’, conhece-se tudo o mais. Esta é a exortação aqui.
Embora a ideia de ‘alma’ não se encontre tão explícita quanto a de ‘Absoluto’, podemos deduzir seu aparecimento devido a natureza do verbo ‘conhecer’, pois quem ‘conhece’ é a alma, e quem ‘deseja’ também é a alma; então, na palavra desiderativa temos a alma.
Temos aí dois atributos da alma: desejar e conhecer. E sua relação com o Absoluto.
OBS: O interessante é que na Metafísica de Aristóteles, na primeira frase está explícita duas ideias deste sūtra: “o homem por natureza deseja saber” (eidénai orégontai).
3 respostas so far
Bem interessante. Este estudo da conexão entre os vedas e os gregos me parece algo pioneiro. Espero ver mais disso por aqui.
Muito bom o blog, parabéns!
Como é bonito encontrar uma pessoa dedicada ao conhecimento. Comprometida com a Verdade. E o mais bacana é perceber que sua vocação é repassar esse seu fascínio para aqueles que também têm sede de algo mais. Adorei seu blog. Tão rico que me faz perceber a minha pequenez..(risos) Parabéns!